PLANO DE AULA: O Realismo e a Atualidade
Data: 06 de
Maio de 2013
Nome da
Professora: Maria da Paixão Santos
Aula Destinada aos alunos do 2º ano do ensino médio
Aula Destinada aos alunos do 2º ano do ensino médio
OBJETIVOS
Explicar de
forma clara e objetiva o que foi o Realismo, quais suas principais
características e mostrar as pinturas que fazem parte deste movimento,
pretendendo assim, que ao final da aula, meus alunos sejam capazes de:
1º) Descreverem o que foi o movimento
chamado Realismo e quais são suas principais características;
2º) Identificarem um texto, pintura ou poesia
Realista;
3º) Relacionarem esse texto, pintura ou
poesia com temas, e até músicas atuais, que, de alguma forma, façam referência
ao realismo.
Material Necessário:
Livro
“Síntese da Literatura Portuguesa e Brasileira” – de Geraldo Chacon;
Xerox das
pinturas realista para distribuir para os alunos.
DIVISÃO DA LIÇÃO - MÉTODOS DIDÁTICOS – DURAÇÃO
Captação: Esse é um dos momentos mais
importante da aula por que é através dele que sabemos se vamos conseguir ou não
êxito nos objetivos traçados, tudo depende da captação. Por esse motivo, vou
primeiramente mostrar aos alunos pinturas, como “Os quebradores de Pedras” de Gustave
Courbet, que é O retrato da
sociedade e seus problemas sociais, políticos e culturais, bem como retrato de
cenas cotidianas, descritas em detalhes e a observação e a interpretação
crítica da realidade, com a
intenção de despertá-los a atenção e o interesse. Após ouvir algumas opiniões
sobre qual movimento essas figuras possivelmente possam referir-se, passarei
para o próximo passo já ciente de que os alunos já foram atraídos pelo assunto.
Tempo
estimado: 15 minutos
Explicação: 1º) Explicar o contexto
histórico formador do Realismo, qual a sua origem e datas iniciais;
Tempo
estimado: 30 minutos
2º) Informar
e comentar as características do Realismo e sua importância ainda em nossos
dias;
Tempo estimado: 30 minutos
3º) Pedir aos
alunos para relacionarem o Realismo com outros movimentos estudados
anteriormente, como por exemplo, verificarem se eles tem características em
comum, se eles se opõem em algum ponto, etc.
Revisão / Recapitulação: Retomada dos principais
pontos discutidos em aula. Esse momento é importante, pois é onde temos ou não
a certeza de que os alunos captaram a mensagem transmitida.
Para a próxima aula:
Havendo êxito
nos objetivos aqui traçados, pedir para que os alunos pesquisem músicas cujas
letras façam referência ao movimento e enviem no e-mail da sala. Será feita uma
seleção de algumas músicas para discutirmos na próxima aula.
Caso os
objetivos não sejam alcançados, concluir na próxima aula, retomando os aspectos
mais importantes para depois partimos para a análise de letras de músicas e
poemas, com aplicação nos nossos dias.
Postado por Maria da Paixão
Olá, Maria da Paixão. Seu plano de aula está coerente, mas é preciso especificar os textos e imagens que serão utilizados em aula.
ResponderExcluirOk. Entendi.
ExcluirMaria da Paixão
Oi, Maria. Muito boa a sua proposta de aula. Pedir a contribuição e participação dos alunos é sempre importante para enriquecer as aulas. Só não encontrei, no seu plano, o público-alvo.
ResponderExcluirOlá Mariana! Tornar a aula dinâmica e participativa é, com certeza, um método muito eficaz.
ExcluirObrigada pelo comentário.
Maria da Paixão
Olá, Maria da Paixão! Gostei da sua ideia de trazer pinturas para a sala de aula e ainda pedir para eles relacioná-las com músicas e textos.É uma maneira ideal de saber se eles assimilaram uma coisa com a outra.
ResponderExcluirRebeca
Oi Rebeca! Acredito que aprendemos muito mais com o que vemos do que com o que apenas ouvimos. Por esse motivo, penso em trabalhar bastante com o visual.
ExcluirMaria da Paixão
Eu gostei muito da ideia,é parecida com o quê nossa professora de Literatura faz né?Mas eu ainda acho que falta algum diferencial ;)
ResponderExcluirNo entanto,o blog está bem didático e simples e formal.Adorei :)
até mais.
Olá David! Não prestei atenção se é parecido com o que a professora faz, mas se for, fico muito feliz em saber que estou imitando um exemplo excelente!
ExcluirQuanto ao diferencial, o que você sugere?
Maria da Paixão
Olá, Maria gostei muito do seu plano de aula achei muito interessante você explicar o realismo com pinturas do cotidiano. Concordo com a Rebeca de você pedir para seus alunos através do que foi aprendido com as aulas relacionar com musicas da atualidade que remetem ao realismo.
ResponderExcluirobs: temos que começar a comentar tudo o que postamos no blog pois, assim iremos compartilhar ideias, opiniões e criticas sobre o trabalho que estamos desenvolvendo, se você puder postar alguma coisa seria bem legal ok.
Munique :)
Oi Munique! A intenção de mostrar as figuras logo no início da aula é uma tentativa de chamar a atenção dos alunos para a aula. Considero muito importante despertar o interesse dos alunos e que as imagens possam tornar a aula mais dinâmica.
ResponderExcluirMaria da Paixão
Olá Maria, gostei muito do seu plano de aula, achei ele objetivo e dentro da realidade do que pode ser feito nas escolas públicas principalmente. Quando puder dê uma passadinha no blog:http://entre-amigos8.webnode.com/
ResponderExcluirentao eu preciso de 5 estrategias para lhe dar com aluno em sala de aula,aluno disperso,bagunceiro,malcriado,conversador,sofreu de bulling,me diga como resolver isso,com cada um deles!
ResponderExcluir