sábado, 4 de maio de 2013


Plano de Aula de Literatura Portuguesa: As Características do Realismo Na Sociedade Atual

Data: 18/04/2013

Nome do Professor: Flávio José de Freitas

Anos: 1º Ano do Ensino Médio

Tempo Estimado: Três Aulas

Objetivos: 
Saber - Apresentar a origem do movimento Realista em Portugal
Sentir - Perceber a influência do movimento Realista na literatura e em outros segmentos artísticos na sociedade atual
Fazer - Elaborar um poema realista unindo aspectos antigos e atuais

Material Necessário:
Distribuir cópias de algumas páginas do capítulo VIII Realismo ( A Literatura Portuguesa / Massaud Moises; - São Paulo: Cultrix, 2008)
Recortes de jornal na sessão que traz conteúdo cultural (música, teatro, cinema e etc.)
Data Show para apresentação de vídeos.

Divisão da Lição Métodos Didáticos Duração

Captação 

1ª Aula - Saber qual a opinião deles sobre o Realismo comparando com as situações com as quais eles matem contato, por exemplo, associar o movimento a um determinado tipo de filme ou música, depois disso, haverá sentido saber como tudo começou?
2ª Aula - Após explicar a origem do Realismo de modo expositivo, aqui serão distribuídas cópias com trechos de poemas, assim como, recortes de jornais para identificarem as influências do movimento Realista. Essas características serão debatidas em sala de aula.
3ª Aula - Apresentação de uma série de vídeos contendo o Realismo como ponto central para fechamento do assunto.

Explicação

 Os métodos didáticos a serem aplicados são: 1ª Aula: Conteúdo expositivo (25 mim.) e debate do conteúdo (25 mim). 2ª Aula expositiva / participativa (50 mim) e  3ª Aula: Áudio Visual (25 mim) e debate (25 mim)


Revisão / Recapitulação

Pretendo trabalhar esses quesitos da seguinte forma:
·         Focar durante as aulas o conteúdo explicado relembrando o que foi feito em sala. Em determinado momento da explicação posso fazer perguntas com base em uma determinada atividade que foi feita em sala.
   
      Postado por Flávio José de Freitas


5 comentários:

  1. Olá, Flávio. Boa ideia pra um plano de aula.
    Faça uma revisão do texto, ok?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávio. Achei sua proposta de aula interessante. Acho super válido associar os movimentos literários com a nossa realidade atual.
    Queria discutir uma questão: Na parte de captação, você diz que, na primeira aula, pediria aos alunos que expusessem sua opinião sobre o Realismo e, na segunda aula, explicaria sobre o movimento literário. Será que não seria mais interessante inverter o conteúdo das aulas? Digo isso porque, uma vez apresentado o Realismo e suas principais características aos alunos, eles teriam mais "bagagem" para conseguir associar o movimento literário com filmes e músicas do nosso tempo.
    O que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Flávio.
    Achei perfeita sua ideia em trabalhar com vídeos no final da aula. Uma forma da qual os alunos esclarecerão suas possíveis dúvidas sobre o realismo. Apesar de ser um assunto de clara compreensão por se assemelhar tanto com a sociedade atual.

    Rebeca

    ResponderExcluir
  4. Olá, Flávio gostei muito do seu plano de aula , pois ele está bem organizado , coerente , e através dele eu tenho certeza que você irá alcançar seus objetivos.

    obs: então temos que começar a comentar tudo que postamos para expor nossas ideias, opiniões e criticas sobre o trabalho que estamos desenvolvendo, se você puder postar alguma coisa vai ser muito bom ok

    Munique:)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flávio gostei muito do seu plano de aula está bem detalhado e tem a preocupação que todo professor deve ter sempre achar a melhor maneira de passar o conteúdo. Mas como a professora Lígia comentou é necessário que você faça uma revisão do texto.

    Abraços da amiga
    Cleide

    ResponderExcluir