quarta-feira, 1 de maio de 2013

Plano de aula: Trovadorismo, cantigas e suas características.



  Titulo da aula: Movimento Literário: Trovadorismo

 
1- Objetivo: Esta aula tem como objetivo compreender as características estéticas que fazem parte do movimento literário, a analise dos tipos de cantigas saber distinguir se é uma cantiga satírica ou lírica, conseguir fazer essa analise através das musicas da atualidade que remetem as cantigas trovadorescas.

 
2-  Materiais:

 - data show

- copias de textos referentes à historicidade do movimento

- copias das cantigas satíricas e líricas distribuídas pelo professor estes são apenas alguns que usaremos no decorrer das aulas:
 
 cantiga de amor


"A dona que eu am'e tenho por Senhor
amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-me-a morte.
A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,
se non dade-me-a morte.
Essa que Vós fezestes melhor parecer
de quantas sei, a Deus, fazede-me-a veer,
se non dade-me-a morte.
A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte."
 
 cantiga de amigo (namorado)
 Ai flores, ai flores do verde pino,

se sabedes novas do meu amigo! 
 ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus, e u é?"
 cantiga satírica


"Don Foão, que eu sei que é a preço de livão
vedes que fez en guerra - daquesto soo certão:
soi que viu os genetes, come boi que fer tavão,
sacudiu-se e revolveu-se, al-
çou rab e foi sa via a Portugal.


Don Foão, que eu sei que á preço de ligeiro,
vedes que fez en a guerra- daquesto sou verdadeiro:
sol que viu os genetes, come bezerro tenreiro,
sacudiu-se e revolveu-se, al-
çou rab e foi sa via a Portugal.


Don Foão, que eu sei que é á prez de liveldade,
vedes que fez en a guerra- daquesto sou verdadeiro:
sol que viu os genetes, come can que sal de grade,
sacudiu-se e revolveu-se, al-
çou rab e foi sa via a Portugal."

- musica do Djavan “Meu bem querer” para analise desse lado medieval das cantigas

- Computador

 
 3- Publico alvo: Alunos do 2º ano do Ensino Médio

 
4- Duração: 4 aulas de 50 minutos cada

 5- Desenvolvimento das aulas:

 

1º aula: Explicação pelo Power point sobre o conteúdo histórico e social do trovadorismo, suas características estéticas, os tipos de cantigas e através dessa explicação destacar os pontos importantes e relevantes para o conhecimento do aluno. Tempo de duração: 50 min

 

2ª aula: leitura e analise das cantigas satíricas e líricas primeiramente  analisaremos juntos para que haja compreensão total e depois os alunos irão analisar algumas cantigas em duplas e discutiremos em sala de aula para ver se é uma cantiga de amor, de amizade, ou se é uma cantiga satírica. tempo de duração 25 min para a leitura e analise com os alunos e 25 min para a analise em grupo feito pelos alunos. 

 

3ª aula: Começaremos a aula retomando um pouco a explicação dada na aula anterior, e já partiremos para a analise da musica de Djavan “Meu bem querer”, será entregue para cada aluno uma copia da letra da musica para o acompanhamento, iremos retomar as características da cantiga de amor e de amigo que são presentes na musica. tempo de duração 20 min para a retomada da explicação da matéria e 30 min para a analise da musica. 

 

4ª aula: iniciaremos a aula com a retomada de tudo o que foi visto sobre esse movimento literário e em seguida para a finalização da aula  os alunos irão fazer um fichamento do que foi aprendido em sala de aula. tempo de duração 25 min para a retomada de tudo que vimos sobre o movimento e 25min para que os alunos possam fazer o fichamento e me entregarem para que eu possa dar visto. 

 

6- Avaliação do Professor:

- Prova objetiva sobre o assunto tratado em aula.

-  Os alunos irão realizar um trabalho no qual criarão um blog com o tema visto em sala de aula , esse trabalho valerá 10 e será realizado em grupos de 4 alunos , sendo que todos do grupo deverão postar e comentar os conteúdos do blog e a data de finalização do blog  será discutido em sala de aula juntamente com os alunos.

- Exercício de analise de cantigas

 
7- Bibliografia:

MOISÉS, Massaud. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.



Postado por Munique Kafica

11 comentários:

  1. Munique, sua ideia é boa, mas pouco específica. Delimite o público alvo, textos e duração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professora Lígia, eu tentei arrumar o meu plano de aula a partir do que a senhora comentou, não sei se eu fiz do jeito certo, pois eu nunca tinha feito um plano de aula antes mas tentei fazer o meu melhor. Espero ter acertado dessa vez =)

      Munique

      Excluir
  2. Oi, Munique. Achei sua proposta de aula muito boa! Trabalhar com música é uma boa estratégia. Quando li sobre os alunos terem que fazer um fichamento do que foi aprendido em sala de aula, imediatamente me veio à cabeça as aulas da Professora Ana Lúcia... Os fichamentos que ela pedia para fazermos me ajudou bastante a fixar melhor os conteúdos das aulas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana. Que bom que você gostou!! confesso pra você que eu nem pensei na professora Ana Lucia quando propus os fichamentos, só achei que dessa forma seria mais fácil fixar os conteúdos das aulas assim como foi pra mim e pra você pelo menos =)

      Munique

      Excluir
  3. Olá, Munique Kafika!

    Acho interessante sua ideia de trabalhar com músicas do conhecimento dos alunos. É uma forma em que eles trabalharão as cantigas de amor e de amigo com mais facilidade.

    Rebeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca. Fico feliz que você tenha gostado da minha ideia de trabalhar com musicas ,acho que a aula fica mais gostosa e produtiva dessa forma =)

      Munique

      Excluir
  4. Gostei bastante da sua ideia,é bem atrativa e diferente :).Trabalhar com músicas é sempre um ponto a mais na hora de chamar atenção dos alunos,pois todos conhecem.Não fica aquela coisa chata e cansativa :)

    até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David. Concordo plenamente com você trabalhar com musicas é sempre mais divertido e mais fácil de você entender a explicação da matéria, assim como nas pinturas que a professora Lígia usa em sala de aula. =)

      Munique

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Munique! Achei interessante sua proposta de aula. É importante a forma como você propôs de trabalhar um tema antigo com formas atuais, como a análise de músicas, por exemplo.

    Maria da Paixão

    ResponderExcluir