Titulo
da aula: Movimento Literário: Trovadorismo
- data show
- copias
de textos referentes à historicidade do movimento
- copias
das cantigas satíricas e líricas distribuídas pelo professor estes são apenas alguns que usaremos no decorrer das aulas:
cantiga de amor
cantiga de amor
- "A dona que eu am'e tenho por Senhor
- amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for,
- se non dade-me-a morte.
- A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
- e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,
- se non dade-me-a morte.
- Essa que Vós fezestes melhor parecer
- de quantas sei, a Deus, fazede-me-a veer,
- se non dade-me-a morte.
- A Deus, que me-a fizestes mais amar,
- mostrade-me-a algo possa con ela falar,
- se non dade-me-a morte."
- cantiga de amigo (namorado)
se sabedes novas do meu amigo!
ai Deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo!
ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus, e u é?"
cantiga satírica
"Don Foão, que eu sei que é a preço de livão
vedes que fez en guerra - daquesto soo certão:
soi que viu os genetes, come boi que fer tavão,
sacudiu-se e revolveu-se, al-
çou rab e foi sa via a Portugal.
Don Foão, que eu sei que á preço de ligeiro,
vedes que fez en a guerra- daquesto sou verdadeiro:
sol que viu os genetes, come bezerro tenreiro,
sacudiu-se e revolveu-se, al-
çou rab e foi sa via a Portugal.
Don Foão, que eu sei que é á prez de liveldade,
vedes que fez en a guerra- daquesto sou verdadeiro:
sol que viu os genetes, come can que sal de grade,
sacudiu-se e revolveu-se, al-
çou rab e foi sa via a Portugal."
- musica
do Djavan “Meu bem querer” para analise desse lado medieval das cantigas
- Computador
1º
aula: Explicação pelo Power point sobre o conteúdo histórico e
social do trovadorismo, suas características estéticas, os tipos de cantigas e
através dessa explicação destacar os pontos importantes e relevantes para o
conhecimento do aluno. Tempo de duração: 50 min
2ª
aula: leitura e analise das cantigas satíricas e líricas
primeiramente analisaremos juntos para
que haja compreensão total e depois os alunos irão analisar algumas cantigas em
duplas e discutiremos em sala de aula para ver se é uma cantiga de amor, de
amizade, ou se é uma cantiga satírica. tempo de duração 25 min para a leitura e analise com os alunos e 25 min para a analise em grupo feito pelos alunos.
3ª
aula: Começaremos a aula retomando um pouco a explicação dada
na aula anterior, e já partiremos para a analise da musica de Djavan “Meu bem
querer”, será entregue para cada aluno uma copia da letra da musica para o
acompanhamento, iremos retomar as características da cantiga de amor e de amigo
que são presentes na musica. tempo de duração 20 min para a retomada da explicação da matéria e 30 min para a analise da musica.
4ª
aula: iniciaremos a aula com a retomada de tudo o que foi visto
sobre esse movimento literário e em seguida para a finalização da aula os alunos irão fazer um fichamento do que foi
aprendido em sala de aula. tempo de duração 25 min para a retomada de tudo que vimos sobre o movimento e 25min para que os alunos possam fazer o fichamento e me entregarem para que eu possa dar visto.
6- Avaliação
do Professor:
- Prova
objetiva sobre o assunto tratado em aula.
- Os alunos irão realizar um trabalho no qual
criarão um blog com o tema visto em sala de aula , esse trabalho valerá 10 e
será realizado em grupos de 4 alunos , sendo que todos do grupo deverão postar
e comentar os conteúdos do blog e a data de finalização do blog será discutido em sala de aula juntamente com
os alunos.
- Exercício de analise de cantigas
MOISÉS,
Massaud. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2006.
Postado por Munique Kafica
Munique, sua ideia é boa, mas pouco específica. Delimite o público alvo, textos e duração.
ResponderExcluirOlá, professora Lígia, eu tentei arrumar o meu plano de aula a partir do que a senhora comentou, não sei se eu fiz do jeito certo, pois eu nunca tinha feito um plano de aula antes mas tentei fazer o meu melhor. Espero ter acertado dessa vez =)
ExcluirMunique
Oi, Munique. Achei sua proposta de aula muito boa! Trabalhar com música é uma boa estratégia. Quando li sobre os alunos terem que fazer um fichamento do que foi aprendido em sala de aula, imediatamente me veio à cabeça as aulas da Professora Ana Lúcia... Os fichamentos que ela pedia para fazermos me ajudou bastante a fixar melhor os conteúdos das aulas =)
ResponderExcluirOi, Mariana. Que bom que você gostou!! confesso pra você que eu nem pensei na professora Ana Lucia quando propus os fichamentos, só achei que dessa forma seria mais fácil fixar os conteúdos das aulas assim como foi pra mim e pra você pelo menos =)
ExcluirMunique
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Munique Kafika!
ResponderExcluirAcho interessante sua ideia de trabalhar com músicas do conhecimento dos alunos. É uma forma em que eles trabalharão as cantigas de amor e de amigo com mais facilidade.
Rebeca
Oi, Rebeca. Fico feliz que você tenha gostado da minha ideia de trabalhar com musicas ,acho que a aula fica mais gostosa e produtiva dessa forma =)
ExcluirMunique
Gostei bastante da sua ideia,é bem atrativa e diferente :).Trabalhar com músicas é sempre um ponto a mais na hora de chamar atenção dos alunos,pois todos conhecem.Não fica aquela coisa chata e cansativa :)
ResponderExcluiraté mais!
Oi, David. Concordo plenamente com você trabalhar com musicas é sempre mais divertido e mais fácil de você entender a explicação da matéria, assim como nas pinturas que a professora Lígia usa em sala de aula. =)
ExcluirMunique
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Munique! Achei interessante sua proposta de aula. É importante a forma como você propôs de trabalhar um tema antigo com formas atuais, como a análise de músicas, por exemplo.
ResponderExcluirMaria da Paixão