quinta-feira, 2 de maio de 2013

Plano de aula: Vivendo a leitura através de diversas artes


Objetivo: Esta aula foi toda planejada como meio de incentivar tanto o gosto pela leitura dos alunos em formação, quanto aprimorar seus dons artísticos muitas vezes ignorados por eles mesmos. Para criarmos futuros cidadãos pensantes é necessário que a literatura seja parte imprescindível no cotidiano dos alunos, e que eles tenham contato com todos os gêneros e momentos literários para aprender suas preferências e desenvolver sendo crítico sobre qualquer material que lhes for oferecido. A atividade aqui traz a proposta de unir a literatura com a música, o teatro, o cinema, a dança e até mesmo com a própria literatura, como forma de fazer com que os alunos busquem os livros não somente por notas, mas também por desejo de ter um primeiro contato com as obras trabalhadas em sala, e transformar sua visão em uma arte com a qual se identifique.
Recursos didáticos: Livros alugados pelos alunos nas Bibliotecas Municipais.
Organização da sala: Grupos formados pelos alunos de acordo com a similaridade de seus gostos e interesses artísticos iniciais.
Desenvolvimento da atividade: 
1. Cada grupo receberá um livro sobre um momento literário de acordo com o sorteio feito em aula. Inicialmente todos do grupo devem ler o livro em questão e criar idéias para o projeto sobre sua interpretação.

2. Com o primeiro passo dado, uniremos todas as idéias e criaremos um debate dentro dos grupos para encaixá-las na apresentação em questão, lembrando que pode ser de uma música toda composta em cima da obra, como uma peça de teatro ou um curta, ou até mesmo um poema ou prosa pequena.
3. Finalizado o debate dentro dos grupos, iniciaremos uma pequena discussão em classe sobre cada uma das obras para unirmos todas as visões sobre cada uma em um panorama geral, e até tirarmos dúvidas sobre o momento em que se passa a história.
4. Atualizaremos as obras. Para que as apresentações sejam feitas de forma que todos possam entender do que o autor falava naquele momento, tentaremos relacionar cada situação com um fato atual conhecido pelos alunos.
Atividades complementares ao longo do ano letivo: Planejaremos um pequeno Sarau na escola para que os alunos possam se apresentar para os pais e os demais colegas. Integraremos também, mais formas de arte nas aulas, como filmes, vídeos e músicas, atuais para exemplificarmos sobre o que aquele momento literário se opõe e/ou se une, aumentando as atividades dentro da sala de aula que plantem a curiosidade dos alunos sobre a leitura.

Postado por Mariana Origuela

6 comentários:

  1. Olá, Mariana
    Você teve uma boa ideia, mas o plano está muito generalizado. É preciso especificar melhor,( duração, obras...)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariana. Muito boa a sua proposta de aula. Achei interessante quando você diz que um dos objetivos da aula é fazer com que os alunos transformem sua visão em uma arte com a qual se identifiquem. Isso estimula a criatividade.
    Como sugestão, acho que seria bom trabalhar com um movimento literário de cada vez, para que os alunos assimilem melhor o conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Magnífico! É de extrema importância o incentivo a leitura para os alunos ! É uma forma de despertar a arte escondida dentro deles,pois ao ler, criarão um conhecimento maior sobre a literatura que é a própria arte.

    Rebeca

    ResponderExcluir
  4. olá, Mariana achei sua ideia de incentivar a leitura para os alunos demais!! Pois a literatura ela nos permite conhecer outras culturas, e ampliar o nosso conhecimento.

    obs: temos que começar a comentar tudo que postamos pois assim é uma forma de expressar nossa opinião , ideias e criticas , então tudo que for postado você já comenta tá eu e os outros integrantes faremos o mesmo ok.

    Munique :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mariana! adorei seu plano de aula, bastante criativo e feito de uma forma que dá independência para o aluno, nossa! você escreve muito bem(como a professora Andrea comentou na aula de Análise do Discurso, semestre passado). Realmente faltou especificar o movimento Literário que seria trabalhado, mas mesmo sem esse detalhe está chuchu beleza, meus parabéns. Quando puder visite o blog http://entre-amigos8.webnode.com/

    ResponderExcluir