segunda-feira, 6 de maio de 2013


PLANO DE AULA: O Realismo e a Atualidade
Data: 06 de Maio de 2013
Nome da Professora: Maria da Paixão Santos
Aula Destinada aos alunos do 2º ano do ensino médio

OBJETIVOS

Explicar de forma clara e objetiva o que foi o Realismo, quais suas principais características e mostrar as pinturas que fazem parte deste movimento, pretendendo assim, que ao final da aula, meus alunos sejam capazes de:
) Descreverem o que foi o movimento chamado Realismo e quais são suas principais características;
2º) Identificarem um texto, pintura ou poesia Realista;
3º) Relacionarem esse texto, pintura ou poesia com temas, e até músicas atuais, que, de alguma forma, façam referência ao realismo.

Material Necessário:
Livro “Síntese da Literatura Portuguesa e Brasileira” – de Geraldo Chacon;
Xerox das pinturas realista para distribuir para os alunos.

DIVISÃO DA LIÇÃO - MÉTODOS DIDÁTICOS – DURAÇÃO


Captação: Esse é um dos momentos mais importante da aula por que é através dele que sabemos se vamos conseguir ou não êxito nos objetivos traçados, tudo depende da captação. Por esse motivo, vou primeiramente mostrar aos alunos pinturas, como “Os quebradores de Pedras” de Gustave Courbet, que é O retrato da sociedade e seus problemas sociais, políticos e culturais, bem como retrato de cenas cotidianas, descritas em detalhes e a observação e a interpretação crítica da realidade, com a intenção de despertá-los a atenção e o interesse. Após ouvir algumas opiniões sobre qual movimento essas figuras possivelmente possam referir-se, passarei para o próximo passo já ciente de que os alunos já foram atraídos pelo assunto.
Tempo estimado: 15 minutos

Explicação: 1º) Explicar o contexto histórico formador do Realismo, qual a sua origem e datas iniciais;
Tempo estimado: 30 minutos                                                                  
2º) Informar e comentar as características do Realismo e sua importância ainda em nossos dias;
Tempo estimado: 30 minutos
3º) Pedir aos alunos para relacionarem o Realismo com outros movimentos estudados anteriormente, como por exemplo, verificarem se eles tem características em comum, se eles se opõem em algum ponto, etc.

Revisão / Recapitulação: Retomada dos principais pontos discutidos em aula. Esse momento é importante, pois é onde temos ou não a certeza de que os alunos captaram a mensagem transmitida.

Para a próxima aula:
Havendo êxito nos objetivos aqui traçados, pedir para que os alunos pesquisem músicas cujas letras façam referência ao movimento e enviem no e-mail da sala. Será feita uma seleção de algumas músicas para discutirmos na próxima aula.
Caso os objetivos não sejam alcançados, concluir na próxima aula, retomando os aspectos mais importantes para depois partimos para a análise de letras de músicas e poemas, com aplicação nos nossos dias.


Postado por Maria da Paixão

12 comentários:

  1. Olá, Maria da Paixão. Seu plano de aula está coerente, mas é preciso especificar os textos e imagens que serão utilizados em aula.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria. Muito boa a sua proposta de aula. Pedir a contribuição e participação dos alunos é sempre importante para enriquecer as aulas. Só não encontrei, no seu plano, o público-alvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Tornar a aula dinâmica e participativa é, com certeza, um método muito eficaz.

      Obrigada pelo comentário.

      Maria da Paixão

      Excluir
  3. Olá, Maria da Paixão! Gostei da sua ideia de trazer pinturas para a sala de aula e ainda pedir para eles relacioná-las com músicas e textos.É uma maneira ideal de saber se eles assimilaram uma coisa com a outra.

    Rebeca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca! Acredito que aprendemos muito mais com o que vemos do que com o que apenas ouvimos. Por esse motivo, penso em trabalhar bastante com o visual.

      Maria da Paixão

      Excluir
  4. Eu gostei muito da ideia,é parecida com o quê nossa professora de Literatura faz né?Mas eu ainda acho que falta algum diferencial ;)
    No entanto,o blog está bem didático e simples e formal.Adorei :)


    até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David! Não prestei atenção se é parecido com o que a professora faz, mas se for, fico muito feliz em saber que estou imitando um exemplo excelente!
      Quanto ao diferencial, o que você sugere?


      Maria da Paixão

      Excluir
  5. Olá, Maria gostei muito do seu plano de aula achei muito interessante você explicar o realismo com pinturas do cotidiano. Concordo com a Rebeca de você pedir para seus alunos através do que foi aprendido com as aulas relacionar com musicas da atualidade que remetem ao realismo.

    obs: temos que começar a comentar tudo o que postamos no blog pois, assim iremos compartilhar ideias, opiniões e criticas sobre o trabalho que estamos desenvolvendo, se você puder postar alguma coisa seria bem legal ok.

    Munique :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Munique! A intenção de mostrar as figuras logo no início da aula é uma tentativa de chamar a atenção dos alunos para a aula. Considero muito importante despertar o interesse dos alunos e que as imagens possam tornar a aula mais dinâmica.

    Maria da Paixão

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria, gostei muito do seu plano de aula, achei ele objetivo e dentro da realidade do que pode ser feito nas escolas públicas principalmente. Quando puder dê uma passadinha no blog:http://entre-amigos8.webnode.com/

    ResponderExcluir
  8. entao eu preciso de 5 estrategias para lhe dar com aluno em sala de aula,aluno disperso,bagunceiro,malcriado,conversador,sofreu de bulling,me diga como resolver isso,com cada um deles!

    ResponderExcluir